Extranet
  • Twitter
  • Facebook
  • You Tube
Buscar

Feng Shui

        Feng Shui é uma técnica milenar chinesa que tem como objetivo a harmonização de ambientes visando à perfeita circulação de energia vital, denominada CHI, à medida que corrige os pontos negativos e atrai energias saudáveis. 
        A posição dos móveis e dos objetos, a combinação de cores e a utilização das formas e dos itens que fazem parte da decoração são fundamentais para a criação de ambientes confortáveis, que provoquem sensação de paz interior e bem-estar, além de ajudar a encaminhar os bons fluidos que auxiliam no alcance do êxito nas principais instâncias que compõem a vida humana: Relacionamento, Criatividade, Amizade, Trabalho, Espiritualidade, Família, Prosperidade e Sucesso. 
        Da conjunção de todos esses fatores, surgiu o Ba-Guá ou Pa Kua, representado como um diagrama octogonal com um trigrama situado em cada lado, traduzindo um conceito filosófico fundamental na China. Os Trigramas são as oito combinações possíveis das energias Yin e Yang em três linhas (tracejadas que significam Yin e contínuas, que significam Yang). O Ba-Guá é a união desses trigramas e serve para alinhar onde cada tipo de energia se localiza em pessoas e ambientes. Sua aplicação no Feng Shui difere em tese da original, porque leva em consideração as alterações estruturais como paredes, portas e janelas nas vibrações da natureza, já que acredita-se que, como todas as coisas, os bons fluídos entram no ambiente pela porta da frente. 
        A porta da frente é considerada simbolicamente como a boca da casa e as janelas simbolizam os olhos. A qualidade dos vidros que compõem janelas, portas, sacadas e todos os demais ambientes que possibilitam visualizar a parte externa a partir do interior, é fundamental para que a visão e a busca de novos horizontes por parte dos moradores não sejam atrapalhadas. Daí a importância da aplicação do vidro temperado, seguros e transparentes como só a Blindex® é capaz de oferecer. Os vidros aplicados nesses elementos da casa devem, ainda, estar sempre limpos, pois a sujeira e o embaçamento dificultam a passagem das boas energias dentro e fora do ambiente. Vale lembrar que vidros quebrados devem ser descartados e substituídos tão logo o dano ocorrer.

        Do ponto de vista prático do Feng Shui, basta alinhar o Guá do trabalho à porta de entrada para saber a quais áreas os ambientes da casa estão relacionados. A partir daí, o trabalho consiste em adequar e aplicar as curas, que são procedimentos de harmonização usando formas, cores, materiais, plantas e pedras mais adequadas para cada Guá. O Ba-Guá pode ser sobreposto à planta da casa toda ou em cada ambiente separadamente. 
        Além do reposicionamento de móveis e ajuste de cores e texturas aos ambientes, os fatores espirituais e intencionais são muito importantes, já que ajudam a colocar foco nos objetivos e em tudo aquilo que se deseja atrair para a vida.
Limpeza e organização são princípios básicos do Feng Shui, pois a técnica preconiza que sujeira e desordem afugentam as boas vibrações. Manter gavetas e papéis arrumados, se desfazer das coisas que não usa há mais de dois anos e consertar ou trocar objetos quebrados são atitudes simples e muito eficientes. Especialistas afirmam, ainda, que quando se está arrumando a casa, emoções e idéias também ficam mais claras. 
        Além da aplicação da ferramenta Ba-Gua, existem algumas estratégias simples que facilitam a circulação da energia no ambiente. Nesse sentido, os espelhos são grandes aliados. Considerados pelo Feng Shui como sagrados instrumentos de cura, cada tipo tem uma função específica: O espelho em formato de Ba-Guá, por exemplo, deve ser usado do lado de fora da entrada para proteger a casa. Os espelhos convexos expandem áreas estreitas e os côncavos, servem para inverter imagens opressivas. Os espelhos mais utilizados são os decorativos, que embelezam e duplicam imagens positivas, ampliam espaços pequenos e substituem energias positivas necessárias, mas que se encontram ausentes em determinado momento. Aloque-os em paredes frontais aos locais onde as pessoas costumam se sentar, no final de escadas e nas pontas de corredores. A aplicação deve ser cuidadosa para que os moradores da casa não sejam refletidos com a cabeça cortada. Objetos de vidro como prismas e difusores também são excelentes para segurar as boas energias no ambiente.