• Twitter
  • Facebook
  • You Tube
Buscar

Feng Shui na Cozinha

        A cozinha é o ambiente da casa onde se armazena os alimentos, se prepara as refeições que irão nutrir e energizar os indivíduos, onde se reúne a família, se abriga o bate papo diário de familiares e amigos, onde se vê televisão ou se escuta música, dentre muitas outras atividades. Por este motivo, diz-se que a cozinha trabalha e transmite uma série de energias importantes para os moradores de uma casa: riqueza, abundância, fartura, união, proteção, aconchego, comunicação e felicidade. 
        O apreço por este cômodo da casa tem acompanhado os seres humanos ao longo da história. Os primeiros seres humanos viviam em grupos nômades e para se proteger à noite, se reuniam em volta de uma fogueira, que também utilizavam para preparar os alimentos.
Nas primeiras moradias, só existia um grande cômodo, onde de lado, acomodava-se o fogão, a mesa de refeições e a cama de dormir. A simbologia da cozinha como é representada hoje é tão antiga quanto a civilização. Sendo assim, é preciso cuidar muito bem das energias que ali circulam.
Segundo o Feng Shui, a cozinha deve ter janelas para haver iluminação natural e para que fique mais arejada, o que facilita a circulação da Energia Chi. Cozinha é sinônimo de prosperidade, riqueza e abundância e mesa farta. Os armários, balcões, fruteira e geladeira, devem estar sempre cheios, com bom estoque de alimentos, bebidas e frutas. 
        É muito importante que as cores verde, amarela, vermelha e laranja estejam sempre presentes., pois representam fartura. Use e abuse destas cores em pequenos detalhes de decoração e arranjos. No Feng Shui, não existe uma cor padrão para a pintura de cozinhas. Qualquer cor escolhida é sempre bem vinda, desde que expresse o gosto da família. 
        Outro símbolo de riqueza na cozinha é o fogão, por causa do elemento fogo. O fogão é o cofre da casa. Mantenha o fogão sempre limpo e todas as bocas e forno funcionado 100%. Se morar em sobrado, fique atento para que o banheiro não esteja sobre a cozinha e principalmente sobre o fogão. Se isto ocorrer, o vaso sanitário poderá roubar a prosperidade da cozinha. O mesmo vale se a porta da cozinha ficar de frente para a porta de um banheiro ou lavabo. A solução e manter as portas sempre fechadas. 
        Caso tenha uma sala de jantar, a cozinha deve estar no cômodo ao lado. Quanto maior a distância, maior poderá ser a perda de energia dos alimentos preparados. Não é aconselhável que a cozinha seja visível da porta de entrada. 
        Caso exista uma mesa de refeições na cozinha, e como uma mesa também representa prosperidade, pode-se potencializar esse Guá colocando sobre a mesa uma fruteira bem cheia e um espelho médio na parede lateral à mesa, que irá refletir e dobrar a prosperidade da mesa.

Algumas dicas simples podem ser mencionadas:

• Mantenha a cozinha sempre limpa e com boa higiene;
• Tenha sempre uma fruteira cheia com frutas frescas;
• Exponha flores naturais no ambiente;
• Exponha utensílios como potes e panelas de forma decorativa;
• Tenha potes cheios de ervas ou cereais;
• Privilegie a presença das cores verde, amarela, laranja e vermelha em objetos de decoração
• Procure proporcionar iluminação plena e adequada
• Cores: a cor que deve predominar segundo o Feng Shui é o branco ou uma cor próxima. Deixe as cores para os detalhes, como em uma imagem ou objeto delicado. Por exemplo, se quiser utilizar a cor azul utilize os tons claros, os verdes tornarão sua cozinha acolhedora e amarelos estimularão o apetite.