• Twitter
  • Facebook
  • You Tube
Buscar

Glossário

Termos Definição
Vidro Substância sólida e amorfa que apresenta temperatura de transição vítrea, feita através de um processo de fusão de determinadas areias a altas temperaturas, que se molda no formato desejado. No dia a dia o termo se refere a um material cerâmico transparente geralmente obtido com o resfriamento de uma massa líquida à base de sílica.
Vidro Plano Vidro plano é um tipo de vidro produzido em chapas comumente utilizado em janelas, portas, paredes transparentes e pára-brisas de veículos.
Vidro Float Vidro float é uma folha de vidro produzido através de uma massa de vidro fundido flutuante sobre um leito de estanho liquefeito. Este método dá a espessura uniforme da chapa e superfícies muito planas, com faces perfeitamente paralelas.
Processo Float Processo inventado por Sir Alastair Pilkington em 1952, que produz vidro incolor, colorido e metalizado para edifícios e incolor e colorido para automóveis.
O processo, que originalmente produzia somente vidros com espessura de 6mm, produz atualmente vidros que variam entre 0,4 e 25mm. As matérias-primas são misturadas com precisão e fundidas no forno. O vidro fundido, a aproximadamente 1000ºC, é continuamente derramado num tanque de estanho liquefeito, quimicamente controlado. Ele flutua no estanho, espalhando-se uniformemente. A espessura é controlada pela velocidade da chapa de vidro que se solidifica à medida que continua avançando. Após o recozimento (resfriamento controlado), o processo termina com o vidro apresentando superfícies polidas e paralelas.
Vidro de segurança Vidro plano cujo processamento de fabricação reduz o risco de ferimentos em caso de quebra. Existem três tipos de vidro de segurança: temperado, laminado e aramado. Todos possuem características específicas que permitem a eles ser classificados como tal, diferenciando- se dos demais.
Vidro Temperado Vidro de segurança que apresenta resitência térmica e mecânica cerca de cinco vezes maior que os demais vidros. Além disso, quando quebra, o vidro se estilhaça em pequenos pedaços não pontiagudos e muito menos cortantes que o vidro comum, reduzindo substancialmente o risco de ferimentos ao usuário. Único vidro que pode ser aplicado sem a utilização de caixilhos.
Têmpera  Processo industrial que consiste no aquecimento a altas temperaturas seguido por um rápido resfriamento do material. 
Vidro Laminado Vidro composto por duas ou mais peças de vidro intercaladas com uma camada intermediária. O fator de segurança se dá pela elasticidade do material, garantindo resistência e no caso de quebra, cacos de vidro não se desprendem do material. A superfície do vidro permanece intransponível.
Laminação Adesão firme de uma camada intermediária de PVB ou resina de poliéster líquida à peça. O conjunto é preparado e colocado em uma máquina especial onde é submetido à temperatura e à pressão adequadas para que a camada intermediária se fixe no vidro.
Vidro Aramado Vidro de segurança que possui em seu interior uma malha quadriculada de arame de aço, que retém os cacos no caso de quebra, impedindo que se projetem no ar ou criem pontas perfurantes. Por manter sua integridade física após a quebra, o aramado, assim como o laminado, não pode ser transpassado, de modo que mesmo com o choque, não há como uma pessoa cair através dele.
Vidro Blindex® Vidro temperado de 6, 8 e 10mm fabricado pela Cebrace e temperado por 15 franqueados Blindex® distribuídos em todo o Brasil. Deve conter o Selo Vermelho e a marca Blindex® estampados na superfície do vidro.
Box Blindex® Conjunto composto por vidro Blindex® e kit Blindex® originais para aplicação em banheiros. Deve conter a marca Blindex® estampada na superfície do vidro e do kit.
Engenharia ou Instalação Todas as aplicações de vidro Blindex® exceto Box para banheiros são chamadas de engenharia ou instalação. Ex. fechamento de sacadas, divisórias, portas, entre outras.
kit Blindex® Kit é o nome que se dá ao conjunto de todas as peças estruturais que, juntamente com o vidro, compõem o Box Blindex®
Caixilhos Designa-se como caixilho qualquer armação, geralmente de metal (como o alumínio) com um rebaixamento a todo o comprimento de seu perímetro no qual se encaixam placas de vidro para a produção de janelas, vitrais, portas, etc. Utiliza-se massas apropriadas para fixar as placas ao conjunto de caixilhos
Ferragens Peças estruturais que, juntamente com o vidro, compõem produtos de engenharia Blindex®.

Fonte: Revista O Vidro Plano, ed. 451, julho/2010.