• Twitter
  • Facebook
  • You Tube
Buscar

A empresa

A Blindex® é um caso singular na história das marcas industriais brasileiras. Em tempo relativamente curto, ganhou tal expressão que se tornou mais conhecida que a própria fábrica, na época denominada Santa Lúcia Cristais Ltda.

Fundada em 09 de Janeiro de 1951 pelo banqueiro Louis Dreyfus, a Santa Lúcia Cristais foi instalada em um galpão de 1.200 metros quadrados na Rua Barra do Tibagi, no bairro do Bom Retiro, em São Paulo. Um pequeno forno – bem escondido no fundo do galpão e onde só algumas pessoas podiam entrar – duas ou três máquinas de lapidação e alguns cavaletes e tablados usados como mesa de corte eram todo o equipamento disponível. Na fábrica, os quase 70 operários conseguiam produzir em média 1.300 metros quadrados de vidro temperado por mês a partir de chapas importadas de seis milímetros de espessura.

As perspectivas da pequena indústria eram boas, mas as instalações e o espaço limitados obrigaram a uma precoce revisão de planos. Já em 1953, a Santa Lúcia mudava-se de endereço, para a Rua Tocantins 114, também no Bom Retiro, em São Paulo. Foi alugado um prédio de 4 mil metros quadrados de área, boa parte dela reservada para três ou quatro fornos de têmpera, cuidadosamente protegidos dos olhares indiscretos pelas paredes de quatro metros de altura.

Apesar de certos processos serem ainda bastante artesanais – como a lapidação e a furação dos vidros, por exemplo, feitas manualmente – em três anos a Santa Lúcia triplicou sua produção e antes do final da década de 1950 já estava produzindo vidros temperados em diferentes tamanhos e espessuras para arquitetura, como por exemplo, para fachadas de lojas, e temperados curvos para o setor automotivo, pára-brisas de automóveis, os primeiros fabricados no Brasil.

Com a demanda crescendo, mais uma vez a capacidade da empresa se esgotou, e dessa vez a opção foi por uma planta própria, a ser construída em um local de baixa concentração urbana, boa rede elétrica, clima arejado e seco. Em 1961, ao completar 10 anos, a Santa Lúcia inaugurava a sua nova fábrica no bairro Parque Novo Mundo, próxima à recém construída rodovia Presidente Dutra, em São Paulo. Na fachada do prédio de 11 mil metros quadrados estavam gravadas três palavras: Vidros Blindex® Segurança. Elas identificavam a fábrica e de certa forma antecipavam a razão social adotada pela empresa poucos anos depois – Santa Lúcia Cristais Blindex® Ltda.

Em 1979, chega ao Brasil a Pilkington, multinacional inglesa fabricante de vidros float, que comprou a empresa Santa Lúcia. Na época da aquisição, a marca Blindex® já constituía um patrimônio empresarial importante e sua manutenção foi considerada estratégica.