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Responsabilidade Social e Ambiental

Política SGA

O grupo NSG no Brasil manifesta e formaliza sua visão sobre as questões ambientais e seu relacionamento com a comunidade através da Política de MASS - Meio Ambiente, Saúde e Segurança.

O SGA – Sistema de Gestão Ambiental estabelece padrões documentados através de normas e procedimentos, cobrindo as atividades de planejamento, controle operacional, monitoramento, auditoria interna, análise crítica e ação corretiva, envolvendo funcionários e terceiros permanentes. O esforço para melhoria contínua é orquestrado pelo Plano de Objetivos e Metas Ambientais para cada fábrica e áreas comuns e corporativas, desdobrando-se em PGA's - Programas de Gestão Ambiental, com o detalhamento das etapas do cronograma de implantação e respectivos responsáveis. Destaque especial para a redução do consumo específico de água e energia elétrica (por m² de vidro produzido), insumos sobre os quais se tem alcançado resultados expressivos, inclusive servindo de referência dentro do grupo.

A Empresa e o Meio-Ambiente

O Grupo NSG é líder mundial na fabricação de vidro plano e vidros de segurança e possui sólida reputação internacional no campo ambiental, buscando tomar parte da construção do desenvolvimento sustentável através de suas atividades, produtos e iniciativas. Isto se traduz pelo esforço para reduzir cada vez mais o impacto ambiental de todos os processos, através de tecnologias mais limpas e de uma gestão operacional eficaz. A NSG também vem introduzindo no mercado produtos ecologicamente amigáveis, que contribuem para a redução do consumo de energia e para a melhoria da qualidade de vida. O Grupo procura ainda promover a conscientização ambiental de funcionários e familiares e dos terceiros permanentes colaborando sempre que possível com a comunidade e os órgãos públicos de todos os países nos quais atua.
Além de fabricar um material 100% e ilimitadamente reciclável, a NSG desenvolve em seus centros tecnológicos em Lathom – Inglaterra, San Salvo - Itália e Kioto – Japão, produtos de excepcional desempenho ecológico, fabricados e comercializados através de companhias subsidiárias e coligadas, espalhadas por 25 países em 05 continentes.

A NSG conta com uma estrutura corporativa na área ambiental e com a Diretoria de Sustentabilidade que incorpora a área de MASS - Meio Ambiente, Saúde e Segurança do Grupo, que além de definir diretrizes gerais, congrega os esforços e promove o intercâmbio das iniciativas e também dos problemas de cada companhia. Em 2002, dentro da organização da Divisão Automotiva de forma globalizada como unidade de negócios, foi criada a Diretoria de MASS da divisão. Em 2007 a gestão de MASS das divisões Construção Civil e Automotiva foi reunificada e foram criadas diretorias regionais de MASS para Europa, América do Norte, América do Sul e China e um Diretor Mundial de Meio Ambiente. Em 2012 a área de sustentabilidade foi fundida à área de MASS, tendo a nomenclatura da área alterada para Diretoria de Sustentabilidade
A Diretoria do Grupo entende que a implantação de um SGA - Sistema de Gestão Ambiental, nos moldes da ISO 14001, é a melhor forma de organizar de forma coerente e sistemática as atividades e a melhoria contínua na área ambiental.

A Pilkington Brasil se tornou a vigésima segunda indústria brasileira a obter um certificado ISO 14001 em 12/12/97 (emitido pela DNV - Det Norke Veritas) e a primeira indústria vidreira da América Latina a se certificar. Foi emitido em 31/03/04 um certificado "corporativo" para o Grupo, com um certificado específico para a Unidade Caçapava da Pilkington Brasil. As Unidades São Paulo e Betim vieram a conquistar a certificação mais tarde, respectivamente em 25/04/05 e 02/06/05, sendo incorporadas ao certificado global em Janeiro de 2006.