Dicas
O instalador é a imagem da Blindex® frente ao consumidor!
O instalador Blindex® trabalha dentro da casa do consumidor, em contato direto com ele. Por isso, alguns cuidados simples, mas importantes, devem ser tomados.
Cuidados com a aparência e com o padrão do serviço
Para tornar o trabalho mais produtivo e o relacionamento com o cliente muito mais agradável, o instalador Blindex® deve:
- Estar sempre uniformizado;
- Manter cabelos penteados e a barba feita;
- Estar sempre atento aos procedimentos gerais de higiene e conduta;
- Sempre utilizar uniforme ou camiseta branca e calça jeans;
- Utilizar os equipamentos de proteção individual.
Cuidado para não causar mal estar
Para que a visita à casa do cliente ocorra da forma mais tranqüila possível, a Blindex® recomenda:
- Não estacionar em local proibido ou que prejudique a movimentação de outros veículos ou pessoas, ou que venha a causar qualquer incômodo ao cliente que está sendo atendido;
- Apresentar-se ao cliente sempre antes de descarregar o veículo, conforme o procedimento de apresentação sugerido pela Blindex®;
- Utilizar sempre uniforme ou camiseta branca e calça jeans, que além de confortável, também protege a perna no momento da instalação. Embora possa parecer inofensivo, utilizar camisetas de times de futebol ou que expressem convicções políticas ou religiosas pode causar desconforto.
Padrão de apresentação
A primeira impressão é a que pode ficar, portanto apresentar-se da forma adequada é fundamental. Para facilitar a aproximação do instalador com o cliente, a Blindex® sugere:
- Apresentar-se pelo nome, de maneira amigável e informar ao cliente o nome da Revenda Blindex® para a qual presta serviços. Essa atitude transmite segurança ao consumidor;
- Não se esquecer de saudar o consumidor com “Bom dia” ou “Boa tarde”;
- Perguntar o nome do cliente (ou da pessoa que o está atendendo) e referir-se a ele sempre pelo nome. Isso faz com que eles se sintam especiais.
- Pedir permissão ao cliente para verificar o local de instalação do produto Blindex® antes de descarregar o veículo e certificar-se de que o caminho esteja livre para que possa transportar as peças de forma segura.
- Solicitar que o cliente remova objetivos pessoais da bancada do banheiro para evitar que sejam danificados durante a instalação;
- Manter seus materiais e equipamentos de trabalho sempre limpos e organizados em uma maleta.
Cuidado com o tom de voz e vocabulário
O instalador Blindex® deve manter o tom de voz adequado e posicionar-se com segurança em relação à tarefa que executa. As dicas abaixo podem ajudar:
- Evitar falar alto, dando impressão de agressividade. Evitar falar baixo demais, não transmitindo confiança;
- Ficar atento às palavras, pois nem todas são adequadas a determinadas pessoas e ocasiões;
- Tomar cuidado com alguns gestos, que podem dar a impressão de agressão ao cliente, ainda que não sejam intencionais;
- Não utilizar gírias e termos de tratamento de representem intimidade;
- Evitar falar sobre vida pessoal e principalmente sobre eventuais problemas dentro da empresa;
- Nunca interromper o cliente quando ele estiver falando, mesmo que diga algo que você discorde. Você deve sempre esperar a pessoa encerrar sua linha de raciocínio para só depois se posicionar.
Cause sempre uma boa primeira impressão
O instalador Blindex® deve ser gentil, amável e prestativo. Deve tirar todas as dúvidas que o consumidor possa ter sobre o produto e suas funcionalidades, lembrando-se sempre das dicas abaixo:
- Jamais discutir com os clientes;
- Manter distância mínima de 1m do cliente garante conforto para ambos os lados;
- Ser discreto e sempre ter na maleta material para limpeza do local. Possuir um kit próprio de limpeza demonstra cuidado e preocupação com o bem-estar do consumidor.
Ao final da instalação
Para que o serviço seja finalizado de forma satisfatória, é primordial:
-
Retirar as etiquetas de papel e remover marcas de cola do vidro;
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Limpar resíduos de Fixa Box Blindex® (selante);
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Certificar-se de que todos os componentes do produto foram utilizados para a instalação. Não deixar nenhuma peça de fora;
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Limpar qualquer resíduo de poeira ou outro tipo de sujeira que a instalação possa ter provocado no ambiente.
Finalizando a visita
Para que a visita ao cliente seja perfeita do início ao fim, é muito importante que cinco passos abaixo sejam executados:
- Conversar com o cliente e explicar o que foi feito. Mostrar detalhes do produto;
- Entregar o Manual de Conservação e Limpeza e explicá-lo ponto a ponto;
- Caso o produto instalado seja um Box Blindex®, destacar que é preciso aguardar 24 horas antes de utilizar o Box pela primeira vez. Se o selante utilizado for Fixa Box Blindex®, é preciso aguardar apenas 2 horas;
- Informar que a etiqueta do Kit não deve ser retirada e que as instruções devem ser seguidas;
- Informar sobre a necessidade de submeter o produto à manutenção preventiva a cada 12 meses;
- Entregar um cartão de visitas e colocar-se à disposição para esclarecer qualquer dúvida;
- Informar o cliente sobre a necessidade de ativação da garantia do Box Blindex® no site da Blindex®.
Para mais informações a respeito dos procedimentos e padrões de conduta especificados para Instaladores Blindex®, consulte a Revenda Blindex® para a qual seus serviços são prestados e solicite cópia dos Manuais de Treinamento Blindex®.